sexta-feira, 19 de julho de 2013

Maíra: o amor que canta

O Amor andava por aí sorrindo crianças e montando melodias. Até que um dia pensou: quero me fazer em corpo de mulher. E assim foi. A bebê nasceu cheia de cabelos e pressa para falar. No terceiro dia já queria esboçar alguma coisa. Mas, pelo tamanho dos olhos, todos também perceberam: ela também tinha pressa para enxergar. De tanta intensidade desse Amor em corpo, o mundo cresceu rápido e a atingiu em cheio. Pois ela era só amor. E o mundo... tinha muito mais do que isso.

A amor-menina quis aproveitar as mais fortes emoções no ser criança: levar o balanço para o mais alto dos céus, falar pelos cotovelos, fazer rir com palhaçadas e histórias de fantasia também os adultos. E essa amor-menina, menina-amor, não parava mais de ter pressa: queria também as fortes emoções de ser logo mulher. Calçava os sapatos largos e pisava nos vestidos compridos passando o dia a ouvir músicas românticas e a chorar como quem já viveu e já se perdeu. “Mamãe, vem ouvir música que chora”, chamava a criança. 

Por algum motivo ela deu pra ouvir música sem parar. Dia, tarde e noite revezava os discos vinil de seus pais entre Beethoven, Chico, Elis, Bethânia, Gal... E a tal música que chora tocada nas rádios populares. Mal completava 6 anos e já deu de ser cantora adulta. As pessoas boquiabertas com o seu vozerão não entendiam como podia ser: era voz e letra de gente grande. Não sabiam, afinal, que era a imensidão do Amor que estava a atropelar a menina por dentro e a sair sem pedir muita licença àquele corpo de criança. Não sabiam que o que se expressava em pressa era simplesmente o Amor que vem como o mar: em ondas intensas e avassaladoras.  

É por esse mar que, mal se fez adolescente, a menina já queria uma paixão de casal e mal se fez adulta já queria uma paixão de filho. E fez logo três crianças lindas. Pedaços dela que são, também estão cheias de sentimento e de pressa.  Hoje ela já é mesmo uma mulher por inteiro. E, por saber hoje que sua pressa é mar, realiza sua natureza-princípio: passar os dias por aí a sorrir crianças e montar melodias. Passar os dias a encher de beleza esse mundo. Pois, se soube muito cedo que ele não é mesmo só Amor, teve também muito cedo a certeza de quanto o mundo precisa dela, puro Amor que ela é. 

Quem a conhece sabe que essa é a verdadeira história da Maíra, que hoje completa 33 anos. Quem a conhece faz hoje festa no coração. Maíra, nós também somos só Amor para você!


....
....
....

"Hj é aniversario do meu da minha irmã querida, mãe linda, mulher forte e que eu não sei viver sem estar grudada. Uma vez ela me disse "que não sabia onde terminava ela e começava eu" e é exatamente assim. Sempre fizemos tudo na vida juntas. Querida Maíra, feliz aniversário. Só quero pra sempre te ver feliz. Te amo   Tati."




5 comentários:

  1. Coisa linda esse texto, essas irmãs, essa família e as crianças que ela gera. Muito amor que reverbera em canto, em arte, em ação.

    ResponderExcluir
  2. (Fiz uma postagem anterior, mas, na hora de enviar deu um erro, que pena.. tentarei reescrever.)

    Linda Maíra!!! Tive a alegria de dividir o palco com a Maíra, cantando ao meu lado, e tivemos algumas horas de ensaios, que para mim foram poucas, (já que as horas ao seu lado são como segundos), de tão agradáveis que foram!

    Maíra, é uma bela mulher, sensível e amável, uma leoa em forma de gente e doce como uma gata manhosa. É paradoxal, e brilhante em sua atuação no palco, consegue ser leve e densa ao mesmo tempo, simples e sofisticada, sincera e pura, assim como firme e objetiva. Gosto do seu jeito alegre e dedicado no que está fazendo. Uma pessoa maravilhosa e ímpar, que percebeu os sentidos mais sutis do lado bom da vida... Coisa difícil, já que a vida anda tão arisca e amarga pra muitos!!

    Que você seja hoje e sempre mais feliz do que espera, mais realizada do que planeja e que a vida lhe devolva o que você sempre deu à ela, um amor sincero e feliz, ao lado dos que você ama, com longevidade. Que os anos te sejam como notas musicais, agradáveis e leves, mas, nada breves!!

    Feliz aniversário querida!!

    Hali Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Júlia, lindo blog, eu não sabia que você tinha um blog, tem que divulgar garota!! kkk... Bjos... :) Hali

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço uma linda menina, graciosa e esperta. A gente num ficasse de olho não que ela escapulia. Sempre cantou e sempre encantou. Beijos linda Maíra. Felicidades!

    ResponderExcluir